AS AFLIÇÕES DE CRISTO E O SERVIÇO


AS AFLIÇÕES DE CRISTO E O SERVIÇO

Imagem

Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; 
Colossenses 1:24

Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja. 
Colossenses 1:24

Meus filhos, novamente estou sofrendo dores de parto por sua causa, até que Cristo seja formado em vocês. 
Gálatas 4:19

 

O que é consagração?

É uma resposta ou uma reação para com Deus, em relação ao nosso entendimento espiritual de que fomos comprados para Ele; “Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.
E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”.
2 Coríntios 5:14-15

Consagração não é um ato que estritamente falando que parta de nós propriamente, mais trata- se de uma resposta que é fruto de um constrangimento ao seu grande amor.

Paulo disse, “ Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus”..Atos 20:24

Então como Paulo preenche ou completa o que resta das aflições de Cristo? Como e onde?

Na minha carne, na Igreja, a favor da Igreja.

As aflições de Cristo no refere à obra da Cruz, não requer nenhum tipo de sacrifício mais, nenhum sofrimento mais, este lagar o Nosso Senhor Jesus pisou sozinho.

Mas os sofrimentos, as aflições do mesmo Cristo em favor da Igreja, Ele chama cooperadores…

Os sofrimentos de Cristo que ainda falta completar agora são para a edificação da Igreja, e não para redenção da sua Igreja.

É preciso saber separar sofrimentos para Redenção, e sofrimentos para a Edificação, nosso Senhor Jesus redimiu a Igreja sozinho, mas para a edificação Ele chama cooperadores.

Em efésios2 Paulo diz que Jesus tomou este material para Ele nos redimindo (significa comprar de um mercado de escravos), para agora usá-los em favor da Igreja, agora em ICorintios 5 diz que nós somos cooperadores de Deus na sua obra.

Cada membro do corpo de Cristo é estritamente falando um cooperador para a lavoura, para o edifício de Cristo.

Significa dizer que estes cooperadores foram comprados, porém não estão prontos, precisam serem trabalhados, tratados por Deus para que agora em Cristo eles possam juntos servir para a edificação do corpo de Cristo.

Qual é o instrumento que Deus usa para preparar cooperadores para sua lavoura? “o trabalho da cruz”

  1. 1.            Nossa primeira maior necessidade neste contesto é pararmos de só falarmos sobre a cruz, de cantarmos sobre a cruz e vivermos no caminho da cruz

Imagem

A grande pergunta é, quem vai cooperar? Porque nossa preocupação maior hoje é com a vida, (Cristo é nossa vida), em IICor. 4 diz qual é o caminho da vida, De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida”. 2 Coríntios 4:12, em nós quem?, em Paulo, e nos cooperadores. Nos temos uma mentalidade de teologia da prosperidade, de vida abundante, de vida fácil, porem a relação que Paulo passa a mostrar começa assim: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados;
somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. 2 Coríntios 4:8-9

E Ele termina dizendo: “Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.
Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal. 2 Coríntios 4:10-11

Em João 12 esta escrito; “Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto”.João 12:24

Qual é a maior falta hoje na Igreja? Falta de vida? Não! é falta de morte, para que haja muito fruto. Hoje muitos estão mais preocupados com seus próprios interesses, e não estão preparados, nem dispostos a morrer.

Quem de nós ira morrer, ou qual de nós?

O principio espiritual é que se não morrer fica ele só, isto é um principio inexaurível, sabe por que muitas vezes não há unidade em sua casa, na Igreja? Porque muitos estão só, não morrem, estes esperam sempre que o outro mude, que o outro morra. Quando morremos periodicamente experimentamos a verdadeira comunhão.

Morremos no sentido de conhecer e aceitar o caminho da cruz, o de não viver mais para si mesmo.

Ageu cap 1 e 2, vamos ler:

“Provoquei uma seca nos campos e nos montes, que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado”. Ageu 1:11

Notem que aqui diz que foi o Senhor que fez isso, não foi o diabo, mais o Senhor por causa da atitude do povo.

O Senhor atingiu o trigo ou cereal, o vinho, o azeite e tudo mais…, mais em evidencia estes três elementos.

No salmos 104.15 está a interpretação destes elementos; “o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor”. 
Salmos 104:15

  1. 2.            Se não atentarmos para o serviço da casa de Deus, Ele mesmo faz vir sobre nós a falta de Pão, a falta de vigor espiritual.

Imagem

Tornamos-nos uma igreja sem força, raquítica, magrela, sem Pão, por que estamos ocupados com os nossos interesses.

O Senhor diz não é o diabo que esta provocando seca entre vós, mas sou Eu que faço isso, até que a vossa atitude mude.

  1. 3.            O SEGUNDO ELEMENTO É O VINHO, QUE SIGUINIFICA O GOZO, A ALEGRIA, SE NÃO ATENTARMOS PARA O NOSSO SERVIÇO O SENHOR TIRA DE NÓS A ALEGRIA.

Imagem

Charles lakitoshe disse a seguinte frase; “talvez a coisa que mais impeça que as pessoas do mundo sejam atraídas pela Igreja é a sua face, ou seja, a face daqueles que estão dentro da Igreja”

Falta- nos alegria espiritual, e alegria espiritual não é emoção, alegria também não é um dom espiritual, mais segundo Galatas 5, ela é um fruto espiritual, e fruto é resultado de trabalho, de cultivo, é uma marca de maturidade espiritual.

Filipenses 4.10-13

“Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu interesse por mim”. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo.
Não estou dizendo isso porque esteja necessitado,
pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância.
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Tudo posso naquele que me fortalece”. Filipenses 4:10-13

Isto é verdadeira alegria espiritual, não vem de vós, mais vem Daquele que nos fortalece, Ele é quem nos dá alegria sem depender de nós, agora eu preciso aprender isso.

Alegria faz parte da vida daqueles que conhecem o caminho da cruz e estão possuídos por esta característica que é fruto, produto do Espírito Santo em nós.

A falta de alegria produz em nós murmuração…

Estritamente falando, nós não temos a alegria, mas é a alegria que nos tem, pois alegria não é uma coisa mais é uma Pessoa, é Cristo em nós…

Paulo descobriu que no Senhor os seus recursos são inesgotáveis e que Nele o meu descanso é real.

  1. 4.            O ULTIMO ELEMENTO FALA DO AZEITE, QUE É INTERPRETADO PELO BRILHO NO ROSTO, ISTO FALA DO NOSSO TESTEMUNHO, O SENHOR FAZ SECAR O NOSSO TESTEMUNHO EM CRISTO.

Imagem

Então quando nós não estamos preocupados com a casa de Deus, levando sempre o morrer de Cristo, Ele faz vir sobre nós a falta de azeite, a falta do brilho, o nosso testemunho se torna pequeno, não substancial, inoperante, fraco, inconstante, sem unção.

Resumindo, Deus nos faz perder vigor espiritual, o gozo e o testemunho. Uma congregação sem vigor, sem gozo, alegria, e sem testemunho, não é uma congregação, é um clube, um amontoado de pessoas que estão preocupadas com seus interesses e que se reúnem por obrigação, tudo é pesado, tudo é difícil, tudo é questionável, tudo é inconstante.

Ninguém está disposto a levar o sofrimento, o morrer no seu corpo para a edificação do Corpo que é a igreja…

A bíblia diz que nos somos casa de Deus, o texto de Ageu no cap. 2.9 diz que a gloria da segunda casa será maior do que a primeira. que seja assim para a Glória do Pai.

Amém…

Wagner de Salles

 

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s