A CURA DO FILHO DE UM OFICIAL DO REI


A CURA DO FILHO DE UM OFICIAL DO REI

JOÃO 4.46-54

“Segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.

Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.

Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.

Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.

Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.

E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.

Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou.

Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.

Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia.”

As notícias sobre os milagres que Jesus estava operando logo se espalharam, e a noticia que Jesus estava de novo na Galiléia atraiu este oficial que buscava cura para o seu filho.

Jesus fez uma leitura do coração do oficial, o que o levou a declarar: Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” (v48)

Pois todos aqueles que o seguiam com a multidão e pediam milagres, estavam mais interessados em ver milagres que ouvir a mensagem por Ele anunciada.

É interessante notar que o oficial, mesmo depois da censura feita por Jesus, continuou a insistir, ignorando o questionamento feito quanto a qualidade da sua fé, pois sabia que Jesus jamais rejeitara um pedido um pedido de cura.

Logo após o segundo pedido do oficial, Jesus colocou-o à prova dizendo: “…Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.” (v50).

O mais impressionante é que Jesus realizou três milagres simultaneamente:

  1. 1. O MILAGRE DA CURA FÍSICA
  2. 2. O MILAGRE DA CURA DA INCREDULIDADE DO PAI DA CRIANÇA
  3. E O MAIOR MILAGRE A SALVAÇÃO DE TODA A SUA CASA

QUAL É A LIÇÃO DE DEUS PRA NOS NESTE MILAGRE OPERADO POR JESUS?

  1. A. Há algo  muito mais importante do que a nossa cura física, diz respeito a salvação do homem. Obter uma cura física é ser livre de uma dor transitória, mais ser liberto da dor eterna, só, é possível pela cura da alma. Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5.24.

Neste texto, encontramos uma ordem estabelecida por Jesus: quem ouve e crê.

“A fé consiste em acreditarmos no que não vemos; e, como recompensa, vermos aquilo em que cremos”.  Santo Agostinho

O homem partiu e não mais se preocupou com o estado do seu filho. Só no dia seguinte os servos o encontraram no caminho trazendo a noticia da cura do seu filho. Este homem creu na palavra de Jesus e descansou.

Descanso é sinônimo de fé, descanso é consequência da verdadeira fé, ele viu o que não podia ver.

É pela fé em Cristo que vencemos todos os obstáculos da presente vida, todas as dores e misérias; é pela fé em Cristo que descobrimos um lugar quieto em meio às tormentas e tumultos:

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.”

“Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” I João 5.4-5

Quando a nossa alma descansa em Deus, encontra tudo que possivelmente necessita nesta vida ou na vida por vir, e então o coração pode repousar seguro. A nossa segurança não está no que somos ou fazemos, mais tão somente no que Deus é e fez por nós na Pessoa do Senhor Jesus Cristo.

Ele é o verdadeiro alvo da nossa fé, Nele, somos reconciliados com Deus para uma comunhão eterna:

Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” Jeremias 31.3

No que se refere a salvação do homem, os dois elementos “Palavra” e “Fé” se unem para o inicio de uma nova vida.

IPedro 1.23

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”

A semente de Deus é a Palavra que, semeada no coração do homem, pode gerar fé para crer, e esta fé consiste em ter Jesus sempre diante dos olhos.

A fé encontra divinas certezas e eternas realidades no meio de uma cena onde a razão ou o intelecto e os sentimentos nada podem encontrar; a fé nunca deixa governar pelas aparências e evidências: “A fé vê o invisível, acredita no inacreditável e recebe o impossível”.

“Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.” Hebreus 4.2.

O que vem a ser a Palavra de Deus associada à fé?

Podemos explicar a partir da experiência de Maria quando o anjo veio ao seu encontro trazendo o recado de Deus; “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.” Lucas 1.31

A sua disposição foi: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”. Lucas 1.38

Maria ouviu a Palavra de Deus e creu. Aí está o que significa amalgamar a palavra com fé. Misturar, mesclar com fé, ouvir e crer.

Assim como os Israelitas não entraram em Canaã por causa da incredulidade, também o mesmo pode acontecer com aqueles que ouvem e não creem.

Com base no livro”Eu Sou” E os Milagres de Jesus de Humberto Xavier Rodrigues

About these ads

2 Respostas para “A CURA DO FILHO DE UM OFICIAL DO REI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s